sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

DESGRAÇAS: DANE-SE! PREFIRO SORRIR!



Determinada manhã procurei lábios adocicados ao me despedir de um curto sono revigorante, que me devolvera a esperança de sorrir num dia desenhado para a humanidade, e pudesse tomar decisões de coisas que ainda não haviam acontecido. Logo levantei e caminhei em direção ao quarto perfumado, de talco e shampoo infantil, para acarinhar quatro pequenas mãos estáticas e tranquilas, e meus olhos contemplaram os milagres da luz que invadia as frestas e janelas, abrigando e tocando a minha pele sensivelmente.


Mas de repente, lembrei-me da “novela” de Roberto Micheletti e de suas marionetes uniformizadas, e ouvi que em determinado lugar da América Central, um presidente deposto deixaria a Embaixada Brasileira com segurança oferecida pelo novo presidente, que fará algum discurso no Estádio Nacional com a presença de autoridades, em sua maioria sul-americana. Aliás, o novo líder pode garantir isso, e pode indicar sujeitos ao paredão, já que pessoas comprometidas e informadas decidirão sobre seus destinos, ou afagarão os próprios egos do poder de decisão. E quem está preocupado com Tegucigalpa e Zelaya? Ele conseguiu proteção, juntamente com Angélica e Alex, e todos seguem na luta – menos Ana, recém saída do BBB, e aquele rapaz mineiro, que não me lembro o nome, que criou um motivo para investir contra sua ex-esposa, puxando o gatilho no interior de um salão de beleza.


Também alguém decidiu, bem próximo daqui, espancar o filho de uma babá, com pouco mais de um ano de idade, levando-o a traumatismo craniano – bem, ele estava chorando demais não é? – e assim, a sua própria filha foi levada ao conselho tutelar, já que passará alguns anos jogando xadrez com alguém, que não seja ex-promotor, e que tenha matado a própria esposa grávida. E nos sentimos mal, não só por isso, mas porque muitos dos jornais e revistas (refiro-me aos irresponsáveis) que adquiri no último mês, e a televisão – inclusive à cabo – que pago mensalmente, venderam as tragédias e retiraram lágrimas de sangue daqueles que assistiam corpos soterrados num ambiente de entretenimento em Angra dos Reis; de outros corpos soterrados após um intenso tremor no Haiti (isso por causa dos “rituais de macumbaria” que ocorrem por lá, conforme um “sábio, sensível e inteligente” membro da ONU, mas que não diferencia o “on-off” de uma câmera de vídeo!).


Mas tudo bem, o sangue faz bem para outros, e João Paulo II encontrou a chave para a beatificação já que dormia no chão e se flagelava, e isso são “virtudes heroicas” além de ser “venerável”. Assim fizeram a leitura dos seus atos. Que confusão, tento pensar em algo para me acalmar e refletir sobre fatos, não pela “acupuntura” como aquela realizada num garoto por insanidade do pai (e haja agulha!), mas concluo que um bom vinho – não muito caro – pode ser uma boa opção; ou talvez, um ayahuasca para pulverizar tanta pressão, sim, aquele chá “santo-daime”, autorizado por uma resolução e publicado no Diário Oficial da União em cerimônias religiosas ocorridas no Norte do país, devendo ser utilizado por pessoas previamente entrevistadas e que não tenham transtornos mentais ou não sejam usuários de outras drogas. Pensando bem, não me encaixo na permissão de utilização. Logo, ficarei com o vinho mesmo: “o baratinho”.


Voltarei para casa e o saca-rolhas me ajudará ao experimento das frutas vermelhas, chocolate, pimenta e magia misturados numa taça, e beijarei a mesma boca adocicada e apertarei as mesmas quatro mãos, pequenas e delicadas, agora dinâmicas, confiantes e apontando as coisas belas: porque isso nós decidimos ver hoje!


(texto publicado no Jornal de Jundiaí em 07 de fevereiro de 2010)

14 comentários:

  1. Caríssimo,
    Consegue sintetizar as sensações e descobertas deste mundo... Peter

    ResponderExcluir
  2. Muito grato meu caríssimo Peter Pessuto!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ilustre amigo,

    Em curtos traços lanço meu sutil comentário, a dizer, a verdadeira desgraça está intrínseca naquele que se deixa eivar pelas sombras, invés de buscar a bela luz que o tornara humano.

    Assim como saborear um bom vinho, prazeroso é o deleite desta doce escrita.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Palavras sábias e de uma pessoa bastante esclarecida! Muito grato caro Erik!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Como sempre usando o Odoriquês....kkkk... muito bom Dellova, eu tenho eu tenho 12 mãozinhas... bjs!!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Andrea...bom saber que acompanha os textos tbém...um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olha meu caro amigo, amei este texto...
    Infelismente o mundo é assim, mas o importante é que vc sempre vai volta pra casa...fique com Deus. bjs
    Paulinha

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a forma como foi exposto o seu amor pelas filhas e vossa esposa...sem claro deixar de lembrar dos problemas "sociais".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gleice, a prática do amor deve nos sustentar!
      Um beijo!

      Excluir
  11. Minha família é meu porto seguro,é muito bom saber que no final do dia voltarei para casa, todos dos dias são tantas notícias ruins!!!!!
    Adorei o texto professor

    ResponderExcluir
  12. Na verdade Alexandra, não sabemos se voltaremos para casa, por isso, antes de sair, não deixe nada pendente! Abrace, beije, chore, sorria e diga para as pessoas que as ama, ainda que seja apenas com os olhos, porque estes não podem mentir! Um beijo!

    ResponderExcluir